domingo, 23 de março de 2008

Do garfo à garfada...

Hoje decidimos postar algo dedicado ao nosso blogue “Garfada puxa Palavra”. Aprenda um pouco de História connosco!


Sabe quando é que foi inventado o garfo?

O garfo foi introduzido no Ocidente durante o século XI.

Há muitos povos que não utilizam o garfo e acham este objecto particularmente incómodo. A começar pelos Chineses e pelos Árabes que comem uns com pauzinhos em madeira e os outros com os dedos. O garfo era conhecido desde a Antiguidade, mas servia principalmente para operações culinárias.

O uso do garfo à mesa foi introduzido em Veneza no século XI por uma elegante princesa de Bizâncio que assombrou os Venezianos ao usar este objecto metálico para levar para a sua boca os alimentos, num tempo em que cada pessoa utilizava alegremente os seus dez dedos. Idêntica admiração impressionou a corte de França quando Henrique III, no século XVI, importou do estrangeiro este estranho objecto.



Agora que já sabe como o garfo surgiu nas nossas mesas, aproveite para aperfeiçoar o ritual da sua refeição, usando este instrumento da melhor maneira e desfrutando do prazer de comer bem e saudavelmente.

Mastigue com calma

Após ter a refeição pronta, sente-se à mesa e, durante cerca de meia hora, dedique-se apenas a saborear a comida que preparou e a companhia. Coma devagar e mastigue com calma, para dar tempo ao estômago de assimilar os alimentos.


Cada garfada uma pausa

Não chega apenas comer devagar, é preciso saborear o que se come e, consequentemente, fazer uma pausa cada vez que se leva a comida à boca. Deste modo, o estômago não irá alertar apenas que está cheio, mas antes que está a ficar saciado.

Sem comentários: