domingo, 30 de março de 2008

O Que Comer na Sua Idade (Parte III)

Dos 19 aos 30 anos

É o período da vida em que as pessoas costumam sentir mais stress – com a universidade, o fim dos estudos e o primeiro emprego. É a altura de tomar vitamina B5, estimulante que ajuda a manter os nervos saudáveis. Esta vitamina, está presente no abacate, nos lacticínios e na galinha. Mas o alimento mais rico nesta vitamina é o fígado. Para Patrícia Almeida Nunes, dietista do Hospital de Santa Maria e especialista em nutrição, este é o melhor ingrediente para uma alimentação equilibrada nesta faixa etária.
Toda a vitamina B, em geral, é recomendada para quem está na casa dos 20, a B6 (peixe, feijão, banana, batata, etc.) intervém na formação de aminoácidos essenciais para o sistema imunitário, importante para o funcionamento cerebral; a B9, ou ácido fólico (espinafres, alface, espargos, etc.) ajuda a uma boa divisão celular e assume importância durante a gravidez.
Nesta fase em que, com a mudança do estilo de vida, geralmente há um grande aumento de peso, tanto nos homens como nas mulheres, é bom começar a prevenir as doenças cardiovasculares. Assim, os conselhos vão para a diminuição das carnes vermelhas e a preferência para as de aves e para o peixe, em especial o rico em ómega 3 (sardinha, salmão, atum, cavala). É preciso também não esquecer os frutos e legumes, cheios de fibras e vitaminas. A manga é dos mais nutritivos, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.



Adaptado da revista Sábado, nº195 - 24 a 30 de Janeiro de 2008


No próximo post: "Dos 31 aos 50 anos"

1 comentário:

AnaDaniela disse...

Que bom! Acho que me posso considerar uma pessoa com uma alimentação saudável. Só me falta adicionar a manga, mas isso logo se resolve.
Estes vossos posts são muito interessantes, uma vez que nem toda a gente tem n~ção daquilo que deve comer.