sexta-feira, 7 de março de 2008

Os produtos light emagrecem?

As associações de defesa do consumidor criticam a publicidade enganosa

Leite e derivados, bolachas, refrigerantes, massas… hoje em dia quase tudo pode ser light. E o que é o que um produto tem de ter para ser considerado light? A resposta é simples: uma redução de, pelo menos, 25 por cento de um ou mais ingredientes que tenham a ver com as calorias, como os carboidratos, gorduras, proteínas ou açúcares. Mais caros e, pensa o consumidor, melhores para emagrecer e manter a linha, são uma fonte de lucro crescente para as marcas, porque são sempre mais caros do que o “normal”. A rotulagem é inequívoca e suficiente para informar da composição do produto? As empresas dizem a verdade, ou os light são apenas uma manobra de marketing?

De acordo com a Deco Proteste, “salvo algumas excepções” a rotulagem light, “magro”, “0%” ou “baixo em calorias” não possuía até agora uma legislação que garantisse a veracidade dos factos. Um estudo publicado em Abril de 2005 na revista Teste Saúde analisou 28 produtos com a denominação “baixo em calorias”, light, “magro” e “0%”. E as conclusões não deixaram dúvidas: a redução de calorias é pouco significante e a rotulagem insuficiente. O caso de alguns queijos cujo rótulo garante conterem “menos 55% de gordura” ou “metade da gordura habitual”, mas que não especificam valores absolutos, é pouco ou nada esclarecedor para o consumidor. Ainda segundo o estudo, refrigerantes, iogurtes, manteiga, maionese e queijo fresco apresentam, de facto, uma redução de calorias, mas isso por si só não faz com que, ao ingeri-los, se emagreça. Batatas fritas, natas e grande parte dos queijos flamengos analisados apresentavam uma redução de calorias irrisória.

Contudo, uma directiva comunitária de 30 de Janeiro deste ano veio apertar o cerco à rotulagem, obrigando o produtor a especificar a inclusão de componentes como edulcorantes, ácido glicirrízico ou do seu sal de amónio, contra-indicados por exemplo para quem sofre de hipertensão.

in Focus

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